quinta-feira, 12 de março de 2009

Os Aguiar Pantoja

Meu bisavô chamava-se Diogo de Aguiar Pantoja e deve ter vivido nos anos de 1800, durante o Império . Tenho muito poucas informações sobre ele, mas pesquisando este conjunto de sobrenomes, encontrei duas pessoas que me chamaram atenção: o Tenente Hermógenes Francisco de Aguilar Pantoja, que participou da Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, em 1789, e Gustavo Adolfo de Aguiar Pantoja (que também encontrei na grafia antiga, como Gustavo Adolpho de Aguillar Pantoja), ministro de Relações Exteriores do Brasil, no período regencial, de 1º de novembro de 1836 a 20 de fevereiro de 1837 e nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça em 10 de abril de 1855. Gostaria de investigar mais, pois há muita possibilidade de que meu bisavô seja parente de um deles. Se você tiver alguma informaçãos sobre estes dois personagens e quiser contribuir para a história da família Pantoja, comente neste post.

2 comentários:

  1. No livro Sociedade Brasileira, de Rubim Santos Leão de Aquino, consta que Hermógenes Francisco de Aguillar Pantoja morreu em 1821, major, exercendo o posto de comandante do Forte de São Pedro.

    ResponderExcluir
  2. No site do Supremo Tribunal Federal, achei informação sobre Gustavo Adolpho, informando que ele era filho de Hermógenes Francisco. Nasceu em 1798 e faleceu em 9 de março de 1867. O site tem mais informações e merece um post separado.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br