sábado, 28 de março de 2009

Diogo de Aguiar Pantoja

Achei uma referência a um Diogo de Aguiar Pantoja (mesmo nome de meu bisavô) no Volume I de "Historia Da Revolta de 6 de Setembro De 1893", de Felisbello Freire (Publicado por BiblioBazaar, LLC, 2008- ISBN 0559815220, 9780559815225 - 376 páginas). No documento, ele é citado como Capitão da Brigada Policial da Capital Federal, o que confere com a história contada pela minha família, de que ele seria militar.
O episódio citado é a segunda Revolta da Armada, um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o governo do marechal Floriano Peixoto, supostamente apoiada pela oposição monarquista à recente instalação da República.
Diogo de Aguiar Pantoja é citado comandando um grupo de vinte praças no combate aos revoltosos.

7 comentários:

  1. Foi muito interessante encontrar este blogue sobre a familia Pantoja, porque eu também procuro informações sobre esta familia, não porque faça parte dela mas porque estou neste momento a transcrever 3 cartas do sec. XVII entre 2 irmãos: André de Aguillar Pantoja e Manuel Brandão Pantoja.Estes irmãos eram portugueses e com certeza de origem espanhola, familia muito antiga de origem nobre.
    Manuel Brandão Pantoja foi para o Brasil entre as datas 1640/1649, pela informação das cartas, e explorava um engenho de açucar e o seu irmão André fazia a parte comercial em Lisboa. Um outro irmão foi com Manuel para o Brasil, Diogo de Aguillar Pantoja. Este deve ter ficado e espalhado a sua prole, porque em 1650 Manuel escreve a seu irmão André dizendo que Diogo "se vay enchendo de filhos" e Manuel tinha a sua própria familia em lisboa, pelo menos 2 filhas.Por isso, quase com certeza posso afirmar que estes foram os primeiros Pantojas no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Teresa, fico feliz em receber seu comentário, porque isso significa que o blog está conseguindo realizar o objetivo de agregar novas informações sobre a história da família!

    ResponderExcluir
  3. Olá sou Pantoja também,sou de Rondônia e minha bisavó veio do interior do Amazonas...
    será que somos parentes?

    ResponderExcluir
  4. minha familia e de origem pantoja e nao adotado,em nossas raizes a portugueses e espanhoes!

    ResponderExcluir
  5. Luciano, desculpe, mas não entendi o comentário. Vc poderia esclarecer melhor?

    ResponderExcluir
  6. oi tenho ua amiga que nome dela e alessadra pantoja sera que ela e parente? min responda porfavor,,,,,,,,,bjus

    ResponderExcluir
  7. Maria Aparecida, não conheço pessoalmente nenhuma parente direta chamada Alessandra. Pode ser que ela seja da mesma árvore que eu, mas, sinceramente, não posso afirmar.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br