terça-feira, 17 de março de 2009

Gustavo Adolfo d'Aguilar Pantoja



As informações abaixo estão do site do Supremo Tribunal Federal e reforçam a minha teoria de que ele e meu bisavô podem ser parentes diretos:
GUSTAVO ADOLFO D’AGUILAR PANTOJA, filho do Major Hermogenes Francisco d’Aguilar e D. Bibiana Delfina d’ Aguilar Pantoja, nasceu em 1798, na cidade de Salvador, capitania da Bahia.
Matriculou-se, em 1816, na Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, onde recebeu o grau de Bacharel.
Regressando ao Brasil, foi nomeado, em decreto de 13 de janeiro de 1823, Juiz de Fora da vila de Penedo; tomou posse desse lugar em 17 de outubro seguinte, iniciando dessa forma sua carreira na Magistratura do Império.
Foi depois nomeado Ouvidor da comarca do Sertão, em Pernambuco, por decreto de 19 de outubro de 1824, Desembargador da Relação de Pernambuco, por decreto de 12 de outubro de 1826, e, posteriormente, da Relação do Maranhão.
Tomou assento na Relação do Rio de Janeiro, sendo removido da do Maranhão, em decreto de 1º de setembro de 1837.
Em decreto de 10 de abril de 1855, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento de João Gomes de Campos; tomou posse no dia 21 do referido mês.
Foi aposentado em decreto de 30 de setembro de 1863.
Foi eleito Deputado à Assembléia-Geral Legislativa pela província de Alagoas, na 1ª legislatura (1826-1829), e pela província do Ceará, em 1842, havendo sido dissolvida a Câmara.
Foi Ministro de Estado, no Gabinete de 5 de fevereiro de 1836, das pastas do Império e da Justiça e, no de 1º de novembro do mesmo ano, das pastas da Justiça e Negócios Estrangeiros.
Foi agraciado, por D. Pedro II, com o título do Conselho, em decreto de 27 de julho de 1841, e o foro de Fidalgo Cavaleiro, por decreto de 11 de abril de 1857.
Gustavo Adolfo d’Aguilar Pantoja faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 9 de março de 1867, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.

14 comentários:

  1. OI, legal este Blog

    Também sou de uma familía Pantoja, grande parte da familía Pantoja que pertenço está localiza no Município de Borba - Amazonas, também migraram para o Pará, SP, RJ, Porto Velho, MG e Nordeste.
    Também tenho interesses em descobrir a nossa origem, venho investigando algum tempo e tentando juntar as informações que são bastante fragmentadas

    Espero que tenha sucesso em sua busca

    abraço

    \mariene Pantoja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma pessoa de nome Gustavo Pantoja falecido em 1929 sepultado no cemitério São João Batista Manaus, seu parente???

      Excluir
  2. Obrigada, Mari! Espero que tenha sorte também. Espero um dia conseguirmos juntar todos os Pantoja do Brasil na mesma árvore genealógica!...

    ResponderExcluir
  3. OLA ESTOU EM ARARAS SAO PAULO (INTERIOR) me casei com pantoja.
    meus descendente vieram da espanha, meu sogro chamava-se manoel pantoja, tenho poucos parentes aqui pois se distanciaram. minha sogra tem o nome de joana rodrigues pantoja. meu esposo sergio onofre pantoja este nasceu em corumbatai sp. se quiser me manda um email.
    ate mais
    um forte abraço tenho orgulho deste sobrenome
    e tenho apenas um filho que lhe dara continuidade.
    abraços
    vera lucia batista pantoja
    e familia
    meu email
    matheu.sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou Pantoja tbm a maioria dos meus parentes vivem no interior do Amazonas(BORBA). Ainda tenho muitos parentes lá.
    Sempre soube que meu Bizavô era filho de Judeu legitimo, isso era o que eu sempre escultei. Minha avó sempre conta as historia que meu bizavô falava... Pra falar a verdade estou sem palavra para descrever a minha "origem" rs.

    ResponderExcluir
  5. MINHA MÃE TAMBEM É RODRIGUES PANTOJA...A NOTICIA QUE EU TENHO É Q O MEU BIS-AVO ERA DONO DE UMAS TERRAS LA PRO LADO DE IGARAPEMIRI-PA E MINHA MÃE ERDOU O SOBRE NOME DELE(JOSEFINO DE OLIVEIRA RODRIGUES PANTOJA)COMO NÓS FALAMOS AQUI NO PARÁ "EGUA DA FAMILIA GRANDE RAPA"!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é suzy e minha familia e dos pantojas meu vó se deligou da familia depois de varios acontecimentos em MA MUITAS COISAS ACONTECERAM. minha mãe tambem e desendente. em fim tem muita historia pra se fala. suzy-sa1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ei paulo minha familia tambem fala sobre josefino de oliveira rodrigues pantoja ele e pai de meu avo

    ResponderExcluir
  8. oi paulo, meu nome e diana, eu nasci em igarapemiri-pa, fui la poucas vezes sei q a familia e grande minha mae se chamava ecila pantoja da rocha, meu avo tinha estaleiro e era comersiante, dianarocharocha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Diana, obrigada por compartilhar informações neste blog.

    ResponderExcluir
  10. Ola td bem,eu tbem procuro pessoas com o sobre nome PANTOJA.meu nome e FLAVIO PANTOJA SILVA filho de,ZULEIDE PANTOJA SILVA,neto de ORLANDO PANTOJA SILVA,e tataraneto de,JOAO SEABRA PANTOJA,enfim tds nos somos de Luis Domingues MA.abccccccc pr tds .

    ResponderExcluir
  11. Flavio, obrigada por postar seu comentário. Se eu tiver notícias de alguém com o seu sobrenome, eu colocarei no blog, ok?

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Osvaldo Pantoja de Oliveira, descendente materno de Olívia Cancio Pantoja de Oliveira, sendo meu avô Angelo da Cruz Pantoja. Sou nascido em Belém do Pará.

    ResponderExcluir
  13. olá também sou da família Pantoja, meu avo sim chamava Ramiro de oliveira Pantoja e o pai dele sim chamava Manuel de oliveira Pantoja e sua esposa também tinha Pantoja sim chamava Francisca Benedita Pantoja eu tenho orgulho do meu sobrenome somos de vários lugares meu avo era soldado da borracha no para sou Luanna Pantoja e moro em Altamira-Pará

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br