domingo, 2 de maio de 2010

Os Oliveira Pantoja

Mais uma contribuição ao ramo dos Oliveira Pantoja, do Pará: pesquisando nos arquivos do site http://www.dominiopublico.gov.br/, encontrei a tese "Muito além dos seringais: Elites, Fortunas e Hierarquias no Grão-Pará, c.1850 - c.1870", de Luciana Maria Batista, que fala, no capítulo III, sobre as alianças sociais entre as famílias da sociedade do Pará. Há diversas referências às origens dos Oliveira Pantoja.
Alguns nomes: Amandio José de Oliveira Pantoja, Josefa Florêncio de Oliveira Pantoja, José de Oliveira Pantoja, Romualdo de Oliveira Pantoja, Tomás de Oliveira Pantoja.

21 comentários:

  1. Ola Boa Tarde me chamo Thiago Augusto Rodrigues PANTOJA. Sou neto de Durvalina Pantoja e Julio Pantoja. Meus avós moravam e Porto Velho RO e tambem moraram em Manaus. Meu pai veio a Campo Grande para estudar onde conheceu minha mãe e constituiu familia. Minha avó relata que nossa família vem de Belem do Para. gostaria de saber se posso ter parentes que não conheço.
    abrços

    ResponderExcluir
  2. Thiago, obrigada pelo seu comentário. Acho que você terá mais sucesso em encontrar a família no orkut da Família Pantoja, que já tem mais de 1.300 membros.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite a todos, me chamo Edilson Pantoja. Sou neto de Romeu de Oliveira Pantoja, que morava em Porto Velho. Tenho vários familiares que ainda moram lá.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela contribuição, Edilson. Se eu souber de mais informações sobre os Oliveira Pantoja, postarei aqui.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu nome é Paulo Pantoja neto de Deocleciano Garcia Pantoja e Ivanoska Hamilton Pantoja, meu avô era militar e radicado no Rio de Janeiro veio ao sul e casou. Dessa união nasceu minha mãe Conceição Pantoja Garcia. Após alguns anos exilado ele constituiu nova família em Niterói. Terias alguma notícia dessa parte da família? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Paulo, não tenho informações, mas se alguém souber. pode postar um comentário neste blog. Sei que a Arquidiocese de Niterói tem arquivos para consulta. Você pode tentar pesquisar lá.

    ResponderExcluir
  7. Monica obrigada pela postagem, vou averiguar mais e entro em contato assim que estiver mais subsidios. Moro no Rio Grande do Sul. E o sobrenome não é muito comum. Tenho algumas fotos ataé mesmo do bisavô que era general, vou descobrir mais a fundo, por enquanto os meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Anderson Tadeu Oliveira Pantoja, filho de Jaci de Oliveira e Tadeu de Sousa Pantoja: Meu avô materno chamava-se Teotonio Oliveira Pantoja e Dulce Dolores Nery. Meus avôs Paternos: Regina de Sousa Pantoja e Antonio Pantoja Vieira. En
    tão só Pantoja por duas vezes.

    meu contato é: andersonpantoja38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Anderson! Obrigada por sua informação. É também uma coincidência, pois tenho um irmão chamado Anderson Pantoja! Caso eu descubra mais informações sobre os Oliveira Pantoja, publicarei aqui.

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu nome é Jorrannis Carvalho Pantoja,filho de João Batista de Oliveira Pantoja. Descobri que o bisavô do meu avô se chama: Manoel Pantoja, infelismente não sei o nome do meio dele, mais gostaria de saber se voçe tem informações sobre ele? Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Nátali Pantoja da Silva, meu avó era da ilha de Marajó no Pará, se chamava João Preocópio Pantoja e minha avó Guiomar Teixeira Pantoja.

    ResponderExcluir
  12. Oiiiiii! Sou Dorotéia Menezes Pantoja, filha de Domingos Ramos Pantoja (nascido em Breves-PA) e Maria Lúcia Menezes Pantoja (nascida em Belém-PA). Estou procurando informações sobre os Pantoja de São Domingos do Capim-PA, onde morou minha bisavó Maria Pantoja e sua mãe Raimunda Oliveira Pantoja (também descendentes dos índios tembé do Para-PA). Alguém pode me ajudar? Beijos

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Djalma Tadeu Pantoja e minha origem é do baixo Tocantins, no estado do Pará, onde eu acredito existir o maior número de Pantoja`s no Brasil. Meu pai é Talcídio de Oliveira Pantoja. Acho que um universo bem representativo dos Pantoja`s tem origem nessa região. Já conheci Pantoja`s em várias regiões do Brasil cuja a origem, de uma forma ou de outra, está ligada no Pará (municípios de Igarapé-Miri, Abaetetuba, Cametá, Mojú e Barcarena.

    ResponderExcluir
  14. olá, meu nome é Jordy Carvalho Pantoja filho de João Batista de Oliveira Pantoja e Tataraneto de Manuel de Oliveira Pantoja, moro no Pará e toda a minha família desde os antepassados de meu Tataravô. Gostaria de saber, se caso for possível, as relações parentescas e originárias de minha família. obrigado e até mais Pantojas de todo o brasil.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Guiomar Pantoia Furtuoso, sou bisneta de Egídio Pantoia e neta de João Pantoia de origem espanhola, pois as informações que tenho e´que minha família veio da Espanha, e que tem muitos Pantoias espalhados pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Guiomar, agradeço a sua contribuição. Você sabe se Pantoia e Pantoja têm a mesma origem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pantoia e Pantoja têm a mesma origem, o que houve foi um erro de grafia ao registrarem os filhos no Brasil, a niformação que eu tenho é que o j na Espanha tem o som de i.
      Guiomar Pantoia Furtuoso

      Excluir
    2. Pantoia e Pantoja têm a mesma origem, meu bisavô Izidro Pantoia e minha bisavó Jacoba vieram da Espanha e ao fixar residência no Brasil em Corumbataí no Estado de São Paulo, cheguei a conhecer quando criança a irmã do meu avô que se chamava Gregória, que morava em Rolândia no Est.do Paraná. Guiomar Pantoia Furtuoso

      Excluir
  17. A informação que eu tenho é que Pantoja é que o j tem som de i na Espanha, ain da não pesquisei para se a informação é correta, e que quando meus bisavos iam registrar os filhos pronunciavam Pantoia e o cartório registrava de acordo com a pronúncia.

    Guiomar

    ResponderExcluir
  18. Certamente estou mais lúcido quanto a nossa História no Brasil e estou muito inclinado a acreditar que os primeiros Pantojas entraram nessa Nação pelo Norte, mais especificamente se alojando no Pará.(Grão Pará) Sendo esta uma das famílias mais antigas desta terra.
    Me parece tbm que os Oliveira Pantoja foram uma família muito ligada ao reino, (e à República e Posteriormente ao Novo Estado) assim, seus membros comumente se inseriam no meio Militar como forma de tradição ou por muita coincidência. (rsrs)
    Logo, as melhores fontes de nossa família estão no Pará.

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber se existe outras paginas da web para obter informações sobre a família Pantoja, como facebook, já que o orkut não existe mais.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br