quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Família Pantoja no México

Encontrei um site da Família Pantoja de Guanajuato, Mexico.

O que achei mais interessante é que trazem algumas informações sobre a origem do nome Pantoja.

Nâo posso dizer que estas informações estão 100% corretas. Entrei em contato com o site para obter mais informações, mas não retornaram o meu email.

De qualquer forma, resolvi reproduzir um trecho aqui e, como o site é em inglês, fiz uma tradução livre. Se alguém tiver sugestões de melhoria do texto, pode enviar através dos comentários.

O sobrenome Pantoja

O sobrenome Pantoja parece ter se originado em Castilla, em La Villa de Pantoja, perto de Toledo, Espanha.

A pesquisa indica que pode ser associado com o espanhol, que significa "aquele que veio do Pantoja, na Espanha." O sobrenome Pantoja tem sua origem em um das oito linhagens "mozarabic" (cristãos na Espanha muçulmana), da cidade de Teledo, das famílias nobres descendentes de Toledo, Palomeque, Illan, Portocarrero, Gudiel, Cervatos & Almidez. Destas linhagens, vem a família Almidez e da Almidez procede-se diretamente aos Pantoja. Os Pantoja eram conhecidos pelo sobrenome Almidez, até que o rei D. Afonso VI de Castella, reconquistou a cidade de Toledo. A partir daí, os Almidez foram presenteados com a Villa de Pantoja e adotaram o nome da vila como o seu sobrenome.
Durante o reinado de Afonso VII "El Emperador", muitos Pantoja tonaram-se cavaleiros.
Don Pedro Alonso Perez de Pantoja, mestre da Ordem de Alcântara, faleceu em Algeciras, em 1342, lutando contra os mouros. Nesta ação, os Pantoja se notabilizaram, através de dois sobrinhos, filhos de seu irmão Hernán Pantoja.

Um bisneto de Hernán Pantoja, também chamado Hernan, tornou-se Comendador da Ordem de Santiago e serviu a Don Enrique IV e os reis católicos nas guerras contra Portugal. Em 1519, na cidade de Cáceres, nasceu Pedro Pantoja, que viajou para as Índias (Novo Mundo) em 1537 e para o Chile em 1551, na expedição de Francisco de Villagra; fundador e vereador da cidade de Vadiva, foi notário do Império e prefeito, em 1562. Casou com D. Beatriz Cervantes, deixando uma grande descendência.

11 comentários:

  1. Meu pai se chama Vencelau Oliveira Pantoja paraense de Afuá, é filho de Domingas Oliveira Pantoja tendo seu nome herdado de sua avó, observação minha avó nasceu em 1926, como posso vincular esse nome ao do paraense Manuel Oliveira Pantoja?

    ResponderExcluir
  2. Caro Educador da Floresta, tenho o mesmo problema que você, pois meu avô nasceu em 1883 e não consigo ligá-lo a um parente mais distante que, tenho quase certeza, foi meu bisavô. Eu vou tentar buscar nas igrejas da minha cidade, algum registro de nascimento ou óbito que comprove a ligação. Talvez você consiga fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Monica, Sou Neto de Dalila Pantoja *1909 + 1999 Evangelista, que é filha de Americo Monteiro Pantoja *1865 a +1953 que é filho de Manoel Monteiro Pantoja, que veio a falecer +- em 1902, minha avó deixou uma copia do brasão que sua prima mandou de Portugal dos Oliveira Pantoja que foi honrado pela rainha de portugal em 1795 aos dois irmãos o Amandio jose oliveira Pantoja e Antonio Lorenço que são morador na cidade de Belem do Grâo-Para, iilho de Manuel de Oliveira Pantoja, e de D. Thereza Maria de Athaide, neto pela parte paterna de José de Oliveira Pantoja, e de D. Luiza Maria de Belencourt, e por parte materna do sargento-mór Sebastiâo de Sousa, e de D. Thoniazia Mendes de Sousa, filha de Pedro Mendes Thomaz, capitâo-mor, e governador que foi d'aquelle estado, e de sua mulher D. Maria; bisneto por parte paterna de Luiz de Oliveira Pantoja, e de D. Catharina de Sequeira, e por parte materna de Antonio Ferreira Ribeiro, cavalleiro professo na ordern de Christo, capitao-mór, e ouvidor gérai que foi da capitanía do Para, e de D. Águeda Maria de Betencourt; terceiro neto por parte paterna de Jeronymo Fernandes de Oliveira Pantoja, e de D. Clara da Silva, e por parte materna de Feliciano Correa, cavalleiro professo na ordern de Chri.-lo, e governador que foi do mesmo estado, e de D. Maria Teixeira: quarto neto por parte paterna de Pedro de Villa-nova, physicomór que foi do senhor rei D. Joâo ni, (¡dalgo da casa real, e por parte materna de Pedro Teixeira. moco fidalgo da casa real, capilao-mór e governador que foi do mesmo estado, restaurador e descubridor d'elle até á cidade de Quito, e de Catharina de Betencourt, mas essa ligação do Amandio josé Oliveira Pantoja para o Manoel monteiro pantoja eu desconheço, sendo que existe um testamento que ele deixou para meu bisavô que deve ter sua filiação , mas não tenho acesso ainda sei que está na 3° vara da comarca de Lisboa em portugal, espero sua resposta.

      Excluir
  3. Sou filha de imigrantes Espanhois meu avós moravam em Sevilha e ainda temos muitos membros da familia por lá,a familia imigrou pra Amazonia na época do ciclo da borracha e a informação que tenho é que os primeiros que vieram casaram com portugueses daí meu sobrenome Elsy Myrian Pantoja Cabral. Estou add seu blog nos meus blogs e podem contar com minha ajuda na pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. meu nome e' Alexandre Colares Pantoja meu avo paterno nasceu em 1920 Edgar Pantoja,qeria uma ajuda de como saber qem era os pais avos bisavos dele pois tenho muito curiosidade de saber minha arvore geneologica ! obs: ele ainda continua vivo so que ele mora em Gurupa' no Para' nao tenho como falar com ele ! pois moro em Manaus! sei que o meu nome Collares vem da minha bisavo' ela era POTUGUESA! ELA ERA MAE DO PAI DA MAMAE E ELA NASCEU AVO' DA MAMAE MINHA MAE FALO QUE ELA MORREU BEM VELHINHA ELA ERA BRANCONA RSSS IGUAL NEVE RSSS MAS EU QERIA SABER ERA DO MEU AVO PATERNO ! TENHO COMO SABER ?

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, agradeço o seu comentário. Ele ficará publicado no blog e esperamos que os Pantoja do Pará possam lhe dar um retorno.

    ResponderExcluir
  6. Meu Nome é Karla Meriely Barbosa Pantoja, segundo meu pai, José Carlos Pantoja, nascido no Pará. Ele é filho de um Espanhol, Aristeu López Pantoja com uma índia Bibiana López Pantoja. Só conheci minha avó. E mesmo assim por pouco tempo. Mas pelo que parece essa história relatada, tem algo de verdadeiro. Gostaria de conhecer mais da minha família. Afinal meu pai só conviveu com meu avô até os 07 anos de idade, até ele vir a falecer. Parabéns pelo blog...nos ajuda a conhecer um pouco mais sobre quem somos, de onde viemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meriely,obrigada pelo seu comentário. Espero que você consiga as informações que procura e as compartilhe conosco. Se conseguir mais informações, eu as publicarei no blog.

      Excluir
  7. Ontem, dia 28/09/2013, minha mãe comentou com a minha prima sobre o meu bisavô Diogo de Aguiar Pantoja. Sou neta da vovó Geraldina Pantoja, filha de Diogo de Aguiar Pantoja. Estou muito feliz por fazer parte desta família! Parabéns pelo seu blog.

    Norma

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br