quinta-feira, 23 de abril de 2009

Manuel de Oliveira Pantoja

Pesquisando nos arquivos da Torre do Tombo Online, encontrei uma referência ao processo de Manuel de Oliveira Pantoja, morador do Pará. O processo correu entre 26/09/1763 e 04/01/1764. Nele, há as seguintes informações sobre Manuel: 43 anos, rendeiro, vive de sua fazenda, viúvo, cônjuge Teresa Maria de Ataíde, filho de José de Oliveira Pantoja e Luísa Maria de Bettencourt. Este é, até agora, a citação mais antiga que encontrei de um Pantoja no Brasil.

Encontrei ainda citação a Amândio José de Oliveira Pantoja e Lourenço António de Oliveira Pantoja , ambos como filhos de Manuel de Oliveira Pantoja.

Vale destacar que também encontrei nesta pesquisa o nome de Carlos de Oliveira Pantoja que, em 21/04/1798, foi nomeado para o posto de Tenente do Regimento de Auxiliares da Capitania do Pará. Não consegui achar ligação entre ele e os demais Oliveira Pantoja, mas é muito provável que sejam parentes.

Se você tiver alguma informação a acrescentar a este post, por favor envie-nos um comentário.

Para saber mais sobre os arquivos da Torre do Tombo, clique aqui.

9 comentários:

  1. Olá Monica Pantoja,
    Meu nome é Carlos Raimundo de Oliveira Pantoja, moro em Recife-PE, onde a família é muito numerosa e originou-se de um membro, meu pai, Oscar Braga de Oliveira Pantoja, nascido no Pará em 1900 e falecido em 1986, em Recife.
    Segundo dizia meu pai, a família Pantoja originou-se na cidade de Toledo, Espanha, de onde migrou um senhor Jose Pantoja, que casou-se com uma portuguesa de sobrenome Oliveira, daí surgindo a raiz Oliveira Pantoja. Algum tempo depois, um membro desta família estebeleceu-se no Pará, originando todo o ramo brasileiro da família Pantoja.
    Esta história contada pelo meu pai coincide muito com a referência encontrada em um livro chamado DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, que tive a oportunidade de ler aqui em Recife, porém não sei o nome do autor e nunca mais o encontrei.
    Caso você tenha curiosidade, por favor entre em contato comigo ou com meu filho, pelo orkut.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou historiador e gostaria apenas de contribuir de alguma forma. O tal Manuel de Oliveira Pantoja foi processado pelo Santo ofício da Inquisição em 1763. Ele morava na província do Grão-Pará, e praticou uma molecagem. Em conluio com alguns amigos, se vestiu de padre, e vendo na igreja uma velha louca, D. Clara,propôs que se casasse com um dos sarristas. A velha aceitou, mesmo cm a advertência do "padre", em meio a gargalhadas, de que ele tinha o membro muito grande. É uma confissão hilária, e faz parte dos processos iniciados quando o visitador do Santo Ofício português esteve no norte, entre 1763 e 1769.
    nelson-mauricio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. UM DIA EU ESTAVA NO DENTIS AI VI UMA SENHORA BEM IDOSA RINDO DE MIM...PERGUNTEI PRA ELA PQ ELA ESTAVA RINDO...AI ELA ME FALOU Q EU ERA IDENTICO AO MEU BISAVO...(JOSEFINO DE OLIVEIRA PANTOJA) QUE MOROU EM IGARAPEMIRI-PA...SÓ NAUN SEI A DATA Q ELE VIVEO E MORREO...MAS A HISTORIA Q A SENHORA DO DENTISTA ME CONTOU É Q ELE ERA FILHO DE UMA PORTUGUESA COM UM ITALIANO...E Q OS PAIS MORRERÃO QUANDO ELE AINDA ERA ADOLESCENT E ELE FOI CRIADO POR UMA ESCRAVA DE CONFIANÇA DA FAMILIA.
    ESPERO TER CONTRIBUIDO....POIS EU TAMBEM QUERO SABER MAIS DA MINHA ARVORE

    ResponderExcluir
  4. Olá sou Maria Angela Pantoja meus avos vieram da Espanha com a imigraçao e desembarcaram no Porto de Santos em 20-12-1895, e se chamava Izidro Pantoja e minha avo Jacoba Rosa e foram morar em Corumbatai SP,vieram com 2 filhos,Fernando Pantoja ( o qual foi dado o nome ao meu Pai Fernando Pantoja filho) e o outro irmão que se chamava Jose Pantoja.
    Minha avo também veio da Espanha e o nome do Pai del era Manoel Lopes Del poço e Joana Gomes.estou indo para Espanha agora em outubro e se voces souberem de algum Pantoja que eu sei que tem bastante por lá principalmente em Toledo me de umas dicas. abraços a todos Pantojas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Ângela, meu nome é Guiomar Pantoia Furtuoso, minha mãe sempre disse que meu avô se chamava João Pantoia, que era filho de Izidro e Jacoba eu quando criança cheguei a conhecer uma tia avó que se chamava Gregória, será que é a mesma família

      Excluir
  5. Maria Angela, obrigada pelo seu comentário. Estou divulgando o seu comentário para que outras pessoas que acessem o blog e que saibam de alguma informação, possam ajudá-la.

    ResponderExcluir
  6. Sou Guiomar Pantoia Furtuoso, gostaria de entrar em contato com Maria Angela Pantoja, pois pelos seus dados pertencemos a mesma família, minha mãe Benedita Pantoia, sempre disse que seu avô se chamava Egídio e vó Jacoba.( contato guiomar.furtuoso@gmail )

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Angela Pantoja, por favor entre em contato comigo, meu nome é Guiomar Pantoia Furtuoso, meu avô materno se chamava João Pantoia era filho de Izidro e Jacoba. Só conheci uma tia avó quando era criança e chamava Gregória.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br